warning icon
YOUR BROWSER IS OUT OF DATE!

This website uses the latest web technologies so it requires an up-to-date, fast browser!
Please try Firefox or Chrome!

blog-nelore-santa-clara-os-principais-pioneiros-da-raca-no-brasil

Vicente Rodrigues da Cunha e Olinda Arantes Cunha – VR.

Vicente começou a selecionar gado Nelore em 1932, e comprou 3 touros (Bacurau, Manchadinho e Índio) indianos importados por “Nequina” Prata e Ravísio Lemos. Esses touros serviram as novilhas que Vicente selecionou do rebanho de Geraldino Rodrigues da Cunha e de outros. Iniciou sua criação em em Corumbaiba, em Goiás, e adotou a marca VR. Depois de 8 anos transferiu o rebanho para Pontal de Minas, para intensificar a seleção.

Após a morte precoce de Vicente, sua mulher, Olinda, e seu filho único, Torres Homem Rodrigues da Cunha, assumiram a responsabilidade.

Em 1943, Torres foi para Bahia e comprou de Octávio Ariani Machado dois excelentes reprodutores, Cacique e Yong. A produção foi muito boa, e satisfeitos com o resultado, adquiriram mais tarde o touro Fab e 10 matrizes. Em 1945, na Exposição Nacional da Água Branca, Torres comprou o touro Ídolo (neto de Marajá).

Em 1953, eles fizeram outra grande aquisição, os touros Vigia e Provedor de Octávio Machado.

O rebanho VR desenvolveu-se muito, e Torres e Olinda decidiram mandar à Índia o auxiliar José da Silva (“Dico”) e o veterinário José Deutsh, e depois seus filhos Joaquim Vicente Prata Cunha (Tenente) e Vicente Rodrigues da Cunha (Vicentino), para realizaram a compra de reprodutores e matrizes. Foram trazidos 168 animais, incluindo alguns Gir e Búfalos. Os touros importados foram: Kavardi, Bima, Golias, Rastan, Brahmini, Akazamu, Godar. Esses animais iniciaram as mais importantes linhagens de Nelore no Brasil.

Após a morte de Olinda, os trabalhos continuaram pela ação de Torres e de seus filhos e genros nas diversas fazendas em São Paulo, Minas e Mato Grosso. Foi aberta uma central VR na cidade de Araçatuba, que possibilitou um melhor aproveitamento dos animais raçadores importados.

blog-nelore-santa-clara-os-principais-pioneiros-da-raca-no-brasil2 blog-nelore-santa-clara-os-principais-pioneiros-da-raca-no-brasil

Fonte: Gene Tatuapé

DEIXAR COMENTÁRIO

loading
×